17.5.04|10:44:00 AM Diários de motocicleta e o ícone pop Se você é humano, você deveria procurar conhecer a história deste que foi definido por Jean Paul Sartre1 como o maior ser humano do século XX. Mas Che Guevara atualmente é um mero ícone. Ícone, por definição, significa uma representação gráfica de algo, seja uma idéia, uma palavra. Mas o consumismo exarcebado que mergulha a sociedade atual numa lama sem fim, fez com que Che virasse apenas um rosto bacana, sem siginificado, eternizado nas mãos do fotográfo Alberto Korda, em 1960. Naquela época, seu rosto e seu olhar representavam muita coisa. O ícone tinha uma ligação direta com a inquietação diante das injustiças sociais da América Latina e quiçá do mundo.
Mas hoje em dia tudo mudou. Che virou um ícone pop de sucesso nos EUA. Nos EUA! Pode algo tão surreal assim existir? O homem que esteve ao lado de Fidel Castro na revolução cubana virou um popstar qualquer para os americanos. Se ao menos a simbologia por trás do ícone vermelho e preto fosse carregada junto...
Mas este filme talvez mude um pouco as coisas. Talvez, através das belas paisagens e do estilo road movie o filme consiga despertar o interesse e trazer à tona as idéias deste revolucionário. Por ser inicialmente um jovem de classe média como tantos outros, talvez a identificação seja imediata. E quem sabe assim, modifiquemos algo dentro de nós?
Porém, nem todos encaram ele como um mero rosto bonito e cool estampado numa camisa ou numa boina. Quando estive num assentamento do MST com o pessoal da faculdade, em meados de 99, soube que uma das coisas que o movimento fazia questão de ter sob controle era a educação das crianças assentadas. Entrei numa sala que servia de escola e vi uma bandeira vermelha estampada com a eterna foto de Che Guevara. Comecei a observar que muitas crianças, adultos, homens e mulheres vestiam blusas com imagens de Che. Para eles, o ícone e ídolo tem um significado. Ainda bem!
1 - Jean Paul Sartre foi um pensador e escritor existencialista francês.
Quem sou - Avoada por natureza, taróloga amadora, não dispenso uma boa leitura. Vegetariana por amor aos animais, adoro também ecologia, 'as vezes curto brincar de ser bruxa e sonho em um dia virar uma yoguini exemplar. Signo: Peixes. Ok, ok!! Sou do tipo sonhadora, que ainda acredita (aos trancos e barrancos) num mundo ideal e maravilhoso. Moro: Carioca vivendo em São Paulo Formação: Comunicação social e especialista em Design de interfaces (usabilidade, arquitetura da informação) Profissão: Design de interface Comida: Sou vegetariana. Gosto da culinária chinesa, italiana e brasileira. Bebida: Água, guaraná.