A rixa entre paulistas e cariocas é uma balela. Aliás, a coisa mais fácil de se ver aqui em São Paulo é carioca;
Aqui como na Inglaterra, o sotaque diz quem é você. Quanto mais puxado é o Rrr, provavelmente mais baixa é a classe social da pessoa.
Acho que nem todo paulistano quer ser VIP e entrar de graça em tudo quanto é evento, como ocorre no Rio. Paulistano ou é VIP ou não é. E quem é VIP, quer mais é pagar mesmo, bem caro, para ir a eventos exclusivos, sem o resto dos mortais por perto.
Paulistano que tem dinheiro gosta de ostentar. A coisa mais normal é você andar pelos bairros mais ricos e se deparar com Ferrari de um lado, Porsche de outro. No Rio isso não existe. Só não sei dizer se é porque os cariocas não curtem mostrar que tem por medo ou por vergonha na cara (afinal, as favelas no Rio ficam no meio dos bairros chiques e não nas periferias, como ocorre aqui) ou se não tem porque não tem grana para ter.
O racismo aqui em Sampa é maior do que no Rio, porém, há mais miscigenação e mais pessoas de diversas etnias na classe média. No Rio, a classe média da zona sul é quase que totalmente branca. Os negros ou pardos que circulam por ali provavelmente são de classes mais baixas e moram nas favelas ou nos subúrbios.
Existem tribos bem demarcadas aqui. Se você é punk, suas roupas serão punk, seu cabelo será um moicano, seu rosto provavelmente terá milhares de piercings ou tatuagens. Se você é clubber, você andará com mil coloridos e irá respirar música eletrônica. Se for roqueiro, provavelmente até suas meias e roupas íntimas serão sempre pretas. Se você é yuppie ou o que os paulistanos chamam de playba, você será bem metido, e toda sua turma se vestirá exatamente de acordo com o que estiver na moda, seja para ir ao trabalho, para ir para a faculdade ou para ir para a balada. No Rio, uma mesma pessoa é clubber de noite, playba de dia e punk nas terças. É o estilo do carioca é não ter estilo. Mas eu gosto do jeito paulistano. Acho mais autêntico.
Se eu tivesse passado minha adolescência aqui em São Paulo, eu teria sido mais feliz.
São Paulo é bem legal.
Filosofado por
Let |
Comments:
São Paulo É TUDO! Estou muito contente de ter você aqui por perto, Lelê.
E vamos tratar de marcar logo nosso mega-encontro na Paulicéia. Só não te liguei esta semana porque fiquei resfriado e não queria marcar bobeira num bar à noite, bebendo gelado.
Quem sou - Avoada por natureza, taróloga amadora, não dispenso uma boa leitura. Vegetariana por amor aos animais, adoro também ecologia, 'as vezes curto brincar de ser bruxa e sonho em um dia virar uma yoguini exemplar. Signo: Peixes. Ok, ok!! Sou do tipo sonhadora, que ainda acredita (aos trancos e barrancos) num mundo ideal e maravilhoso. Moro: Carioca vivendo em São Paulo Formação: Comunicação social e especialista em Design de interfaces (usabilidade, arquitetura da informação) Profissão: Design de interface Comida: Sou vegetariana. Gosto da culinária chinesa, italiana e brasileira. Bebida: Água, guaraná.