Já escrevi sobre Sandman aqui e gostaria de dedicar mais algumas linhas a ele neste espaço.
Há quem pense que história em quadrinho não é literatura ou é um ramo menor ou sem impotância. Neil Gaiman está aí para provar que quem pensa assim está enganado. Vou confessar que me senti atraída, num primeio momento, pelas capas espetaculares de suas graphic novels. Se não estou enganada, quase todas as capas foram do Dave Mckean. As colagens e ilustrações de Mckean são fantásticas e totalmente pop. Um pop deliciosamente obscuro, que consegue chamar nossa atenção e nos tocar. Não sei quanto a vocês, mas eu chamo isso de arte.
E aí, ao abrir as histórias, descobri o Neil Gaiman. A sua escrita igualmente mergulhada na cultura pop contemporânea são um guia para quem quer se iniciar nesse caldeirão. Mas ele bebe também de outras fontes mais sociológicas e históricas e seus personagens são envoltos em mitologia (grega, romana, nórdica - você encontra elementos dessas culturas em Sandman), em Shakespeare (ele "reescreveu", se é que podemos falar assim, Sonhos de uma noite de verão) e no q ue mais vier na cabeça de Gaiman e podem acreditar, o cara é bem culto e tem muito o que mostrar.
Eu aconselho a todos que gostem de ler, abrir um espaço para Sandman. Vocês não irão se arrepender.
Oi Lele, que bom ter notícias suas! Melhor ainda receber uma visita no blog. Vim aqui te visitar também! E a vida aí em Sampa (você ainda está na capital paulista?)? Que tem feito? Aparece no Rio? Beijos para você!
Até onde sei (posso estar enganado), todas as capas de Sandman foram feitas pelo grande McKean sim - a arte do cara é realmente fantástica :-)
Outra curiosidade: eu acompanhei (e tenho trancado a sete chaves) toda a série de Sandman quando saiu por aqui pela Globo/Devir - inclusive o último número, onde Gaiman "reescreve", como você chama, outra peça de Shakespere: A Tempestade. Um final melancolicamente belo.
Quem sou - Avoada por natureza, taróloga amadora, não dispenso uma boa leitura. Vegetariana por amor aos animais, adoro também ecologia, 'as vezes curto brincar de ser bruxa e sonho em um dia virar uma yoguini exemplar. Signo: Peixes. Ok, ok!! Sou do tipo sonhadora, que ainda acredita (aos trancos e barrancos) num mundo ideal e maravilhoso. Moro: Carioca vivendo em São Paulo Formação: Comunicação social e especialista em Design de interfaces (usabilidade, arquitetura da informação) Profissão: Design de interface Comida: Sou vegetariana. Gosto da culinária chinesa, italiana e brasileira. Bebida: Água, guaraná.