28.2.07|12:27:00 PM Por que não querem saber a verdade? (Ou de onde vem a carne?) Sempre me faço esta pergunta quando me deparo com carnívoros convictos (e em geral panfletários) que traçam suculentos pernis, filés mignons, costelas e quem sabe fígados, que se recusam a querer saber a realidade: de onde vem a carne.
Eu estava numa festa dia desses quando alguém puxa o DVD A Carne Fraca, documentário maravilhoso e informativo produzido pela ONG Instituto Nina Rosa. A capa, disse um dos convidados, é constrangedora e causa calafrios. Como vocês podem ver na figura ao lado, a capa mostra a montagem da cabeça de um boi sendo garfada.
As pessoas se recusam a saber também qual é a parte do corpo do animal que elas estão comendo. A ignorância é tamanha que muitos nem sabe que estão comendo um músculo.
Por que a imagem da cabeça de um boi sendo garfada é repugnante? Por que os carnívoros em geral se recusam a querer ver um animal de corte sendo morto? O que acontece é que nossa sociedade é hipócrita. As pessoas tratam animais domésticos com pompa e mimos e não querem nem saber como os outros animais são tratados.
Para quem quiser ser um pouco menos hipócrita Earthlings - Terráqueos - documentário da PETA, que aborda a questão da dependência humana emocional e econômica em relação às outras espécies do planeta Assista - http://www.youtube.com/watch?v=VQHVCzHM-4k
A carne é fraca - documentário da ONG paulistana Nina Rosa, que mostra como o animal de corte é tratado no Brasil. Muito bom, vale a pena assistir. Assista - http://www.youtube.com/watch?v=2YhTfrHXyfU
|12:25:00 PM Violência é maior longe dos centros urbanos
Um sociólogo fez o mapa da violência do país e constatou que os municípios longe das zonas metropolitanas são os mais violentos. Esses municípios ficam em áreas em que o poder público não existe.
O que eu penso disso? Bem, primeiro: opa! Quer dizer então que o Rio e Sampa não são os mais violentos? Depois bate uma tristeza enorme em saber que o problema da violência é associado (provavelmente) à baixa escolaridade, ao álcool, à total ausência do governo e à desigualdade de renda.
Ainda bem que não voto em SP e jamais votaria num cara desses. Sempre temos que prestar atenção em quem votamos e em especial, em seu vice. Muita gente votou no Serra (PSDB), acreditando que ele cumpriria seu mandato. Como ele preferiu alçar vôos maiores, sobrou o seu vice, colega de partido do ACM.
Olhem o que o prefeito de São Paulo, Kassab (PFL) fez, nesses dois episódios abaixo.
No primeiro caso, ele expulsou um manifestante aos gritos. Prefeito, que feio. O governante tem que ser preparado para ouvir a oposição e não pode sair gritando e expulsando os manifestantes. O povo tem o democrático direito de não concordar com o que está sendo feito ou defendido, sempre. http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u131350.shtml
No segundo caso, ele fez uma piada errada, na hora errada, com o assunto errado. O Kassab resolveu fazer graça com a explosão da cratera no canteiro de obras da linha 4 do metrô, em Pinheiros. Total falta de noção. http://www.youtube.com/watch?v=pkxZ_DkLqis
Quem sou - Avoada por natureza, taróloga amadora, não dispenso uma boa leitura. Vegetariana por amor aos animais, adoro também ecologia, 'as vezes curto brincar de ser bruxa e sonho em um dia virar uma yoguini exemplar. Signo: Peixes. Ok, ok!! Sou do tipo sonhadora, que ainda acredita (aos trancos e barrancos) num mundo ideal e maravilhoso. Moro: Carioca vivendo em São Paulo Formação: Comunicação social e especialista em Design de interfaces (usabilidade, arquitetura da informação) Profissão: Design de interface Comida: Sou vegetariana. Gosto da culinária chinesa, italiana e brasileira. Bebida: Água, guaraná.