6.8.08|9:06:00 AM
Há alguns anos que sou meio viciadinha em MMORPG -segundo a Wikipedia, é um "jogo de interpretação de personagem online e em massa para múltiplos jogadores."
Por incrível que isso possa parecer, eu comecei com um game brasileiro - Erinia, que infelizmente, acabou falindo devido à concorrência gringa. O mais interessante eram as histórias 100% inspiradas em lendas brasileiras -tinha o homem do saco, o saci-pererê, o curupira etc etc.
Depois passei para o LineAge2, que possui o melhor gráfico em games online, na minha opinião. Dizem que o Age of Conan, que foi lançado recentemente, tambem possui gráficos maravilhosos, que estão desbancando outros games online.
Acabei desistindo do LineAge2 e cancelei minha conta porque o jogo possui uma lógica absurda que prende você durante horas (horas mesmo, você tem que ficar grudado por mais de 10, 12 horas ou até mais) e o objetivo parece ser sugar sua vida para dentro do game. Todas as vezes que vocês escutarem histórinhas sobre chineses e coreanos que morreram jogando games online e foram achados três dias depois em cabines de lanhouses, podem acreditar que existe uma grande chance do jogo ser LineAge2.
Atualmente jogo o Word Of Warcraft, aka WOW. A dinâmica e a lógica do game não é perversa como era a do LineAge2, você ganha pontos por não jogar todo dia e existe uma série de vantagens que fazem o crescimento do personagem ficar bacana ao longo do game.
O legal é descobrir que o usuário típico desse game aqui no Brasil, está se transformando: como ocorre nos EUA e nos países orientais, são as classes mais baixas as que mais curtem esse tipo de diversão. Li uma reportagem na Época que comentava que as lanhouses explodiram em crescimento pelas favelas e periferias. É muito comum também, encontrar basileiros moradores do interior jogando MMORPG. Ele acaba servindo como diversão em cidades que não possuem infra-estrutura cultural. E no caso das periferias, um bom aliado contra o aliciamento de jovens pelo tráfico.
Meu sonho seria aplicar um teste de usabilidade em games online. Ou quem sabe ajudar a projetar um MMORPG para celular com jogabilidade de verdade. Quem sabe um dia, né?
Faz todo sentido do mundo essa pesquisa... ainda mais se pensarmos que todos esses jogos podem transportar seus usuários para realidades diferentes. Blog novo: http://diariodasissi.blogspot.com
Quem sou - Avoada por natureza, taróloga amadora, não dispenso uma boa leitura. Vegetariana por amor aos animais, adoro também ecologia, 'as vezes curto brincar de ser bruxa e sonho em um dia virar uma yoguini exemplar. Signo: Peixes. Ok, ok!! Sou do tipo sonhadora, que ainda acredita (aos trancos e barrancos) num mundo ideal e maravilhoso. Moro: Carioca vivendo em São Paulo Formação: Comunicação social e especialista em Design de interfaces (usabilidade, arquitetura da informação) Profissão: Design de interface Comida: Sou vegetariana. Gosto da culinária chinesa, italiana e brasileira. Bebida: Água, guaraná.